Cactos: parte 2




Como cultiva-los

Os cactos necessitam basicamente de sol, ventilação e não suportam excesso de umidade.




Água

É o fator mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de água necessária para a manutenção destas plantas depende de outros fatores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difícil determinar uma periodicidade exata para as regas. Mas, se tomarmos como base a maioria das indicações na literatura sobre esta família, deve ser feita irrigação uma vez por semana. Toda a terra ao redor deverá ser molhada, mas não encharcada. O excesso, no caso desta espécie é muito prejudicial.

Terra e fertilizante

Indica-se para o cultivo de cactos uma mistura de partes iguais de areia e terra (susbtrato ou terra vegetal), para garantir boa drenagem e assim impedir o acumulo de água.

Para fertilizar, recomenda-se, acrescentar nesta mistura algum adubo comercial, (formulações de NPK) na proporção de 5% do volume total da mistura que foi utilizada.

Complementarmente, pode-se ainda, substituir a água da uma rega por um fertilizante líquido básico para plantas diluído na proporção indicada pelo fabricante, a cada 2 meses.

Replantio

Quando cultivados em vaso, o cacto deve ser replantado quando o vaso estiver pequeno demais para a planta. Uma forma fácil de identificar este momento é quando notamos que há raízes da planta saindo pelos orifício de escoamento de água dos vasos.

Para o novo vaso, indica-se fazer uma camada de pedras, coberta por areia entes de acrescentar a mistura que descrevemos acima, que servira de substrato para a planta.

Para retirar o cacto do antigo vaso é preciso muito cuidado, com a planta e com as mãos, pois os espinhos podem machucar!

Uma boa dica é usar folhas de jornal dobradas várias vezes, em forma de tira, para envolver o cacto e desprender suas raízes com a outra mão, sem forçar muito, para não quebrar a planta. Depois de solto, é só encaixar o cacto no novo recipiente deixando o torrão de terrra e raízes da mesma altura da borda do vaso.

EM JARDINS


O plantio de cactos em jardins pede outros cuidados. O principal deles é escolher o local adequado para evitar acúmulo de umidade. Não se deve escolher um local baixo ou em desnível. O ideal é escolher um local mais alto ou até fazer um morrinho, amontoando terra e apoiando com pedras. O aspecto visual fica bem interessante.

Prepare as covas: Coloque no fundo das covas, uma camada de pedrinhas (tipo brita) e, por cima, uma camada de areia e depois acrescente a mistura de terra + areia descrita para os vasos.

Plante os cactos usando a dica de segurá-los com a faixa de jornal. È importante observar que a planta não fique em desnível com o terreno, formando uma cova, pois isto pode gerar o acumulo de água.

Para fertilizar cactos de jardim, siga a mesma periodicidade indicada para os cactos de vasos.

É importante lembrar que para conseguir um bonito efeito com cactos em jardins é necessário saber escolher bem as espécies, que devem ter a resistência necessária à exposição direta aos raios solares, à chuva e ao vento constante.

Tem continuação.....aguarde!


Comentários