cactus: parte 1

Animais e plantas são adaptados aos locais onde vivem, graças a evolução das espécies, os seres vivos se diversificaram e, assim, puderam ocupar os mais diferentes ambientes e se adaptar a eles.



Alguns grupos de plantas se tornaram especialistas em viver nas regiões secas, entre os quais estão os cactos – plantas da Família das Cactáceas. Mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e vigorosos. Suas formas são variadas, a maioria tem espinhos e dão flores lindas, atraindo insetos, pássaros e morcegos, animas polinizadores.

Podemos encontrar cactos de diversos tamanhos, desde os de 2 centímetros até 10 metros de altura.

Embora sejam adaptados à vida em áreas secas, podemos encontrar cactos em diversos tipos de ambientes. No Brasil, no Nordeste temos o mandacaru, uma espécie que simboliza a região. Por todo litoral, nas restingas, os cactos fazem parte da paisagem, já que resistem ao sol forte e ao calor excessivo das areias nos meses de verão.

Nas Américas, os cactos podem ser encontrados desde o Canadá (norte da América do Norte) até a Patagônia (no extremo sul da América do Sul). Ao todo, são aproximadamente duas mil espécies, vivendo desde o nível do mar até em montanhas de 4.500 metros de altitude. Enfim, há cactos em lugares onde cai neve, como no Canadá e nos Andes, e sobre troncos de árvores de florestas, como na Mata Atlântica.

Os cactos são mais adaptados a ambientes muito secos, em geral, em solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Além disso, preferem ambientes abertos e com muita insolação.

Os cactos podem ter inúmeros formatos: redondos; compridos; achatadas, como as palmas - cujo nome científico é Opuntia - que costumam servir de alimento para o gado no Nordeste.

Os espinhos são uma característica marcante dos cactos. Na verdade, eles representam folhas que se reduziram no processo de evolução dessa planta. Essa é uma outra maneira de reduzir a perda de água, porque sem as folhas eles evitam ainda mais a transpiração. Os espinhos também protegem o cacto contra predadores e podem, ainda, ser importantes na dispersão da plantas.

Se vc é um apaixonado por estas plantas como eu, aguarde que tem continuação!







Comentários

  1. Amei seus cactos!... São coisas que não posso dispensar em minha vida além da minha família: jardim em minha casa e frutas e verduras em minha alimentação! O resto vem por acréscimo. Feliz 2010 pra você e seus maravilhosos cactos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário