ervas e temperos, vamos conhece-los melhor?















O uso de ervas, temperos e condimentos tem ganho cada vez mais importância na busca pela alimentação saudável que travamos. Alem de realçar o sabor dos alimentos, ajuda na digestão, melhora a aparência dos pratos e muitos deles têm poder nutracêutico (nutricional + terapêutico).

Muitos duvidam do poder nutracêutico das plantas, mas estas, como quaisquer outros seres vivos, sintetizam compostos químicos a partir dos nutrientes, da água, e da luz que recebem em seu cultivo.

Vários destes compostos produzidos tem capacidade de provocar reações em homens e outros animais. Esta reação pode ser nutricional, terapêutica, ou estimulante a degustação pelos odores e sabores de cada vegetal tem como característica.

Mas não se engane, as plantas sempre nos oferecem mais do que imaginamos e nosso antepassados sabiam disto, pois desde a Antigüidade os povos já usavam ervas para preparar alimentos. Elas eram utilizadas por causa do seu valor medicinal, para seguir tradições religiosas e também para conservar os alimentos.

Com o passar do tempo, os povos começaram a fazer contato uns com os outros, ampliando assim seus conhecimentos. Os romanos, por exemplo, introduziram alecrim, tomilho e segurelha na Europa Central e levaram salsa, manjericão e sálvia das colônias orientais. Marco Polo estabeleceu um comércio com o Extremo Oriente, dando origem às grandes viagens dos exploradores às Índias e conseqüentemente à descoberta do continente americano.

Para os gregos, as plantas aromáticas tinham o seu simbolismo: cada erva possuía um significado especial, como fidelidade, nobreza, amor e prazer. Esses conceitos mais tarde foram levados para a Europa Ocidental e para as cortes da França medieval.

A medicina da Grécia Antiga tinha um caráter mágico e sacerdotal, normalmente envolvida em fábulas e mitos. Os filósofos eram extremamente interessados no estudo do espírito e do corpo. Os hábitos de higiene corporal e mental eram sempre baseados no uso e experimentação de misturas das mais diversas plantas. As folhas de louro eram usadas em banhos para limpar o corpo e também na forma de incensos para purificar o ar dos grandes templos.

O historiador grego Heródoto (484-426 a.C.), descreveu em seus documentos diversos alimentos que eram conservados com vinagre e especiarias. A utilização de plantas medicinais nessa época era muito comum na alimentação e na aromatização de bebidas.

Com mais importância do que imaginamos, em vários aspectos, o valor destas plantas vai alem do paladar, olfato, visão, tanto que foram motivos de guerras e riqueza e descoberta de novas terras, num tempo onde a informação já gerava poder.

A partir das próximas postagens vamos mergulhar neste mundo de plantas, sabores e odores!

Até a próxima!








Comentários

  1. Olá Adri!!Gostei muito do teu blog, achei bem interessante as tuas postagens pois o tema Botânica é minha grande paixão. Muito obrigada pela tua visita ao meu blog, já estou te seguindo.
    Um abraço!
    Maria Inês
    www.companhiadoscactos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu gostei de tudo!!! Vou te seguir!!!
    Vem me visitar também. http://cacaujafet.blogspot.com
    Bjosssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário