mais informações sobre ervas e temperos

Cultivando ervas




Temperos, perfumes, chás são algumas das maneiras mais conhecidas de empregar as ervas de cultivo doméstico, sendo estas plantas mais utilizadas e conhecidas pelos sabores, aromas ou propriedades medicinais que possuem.

Se suas plantas estiverem dispostas de modo que você possa chegar perto delas, vai desfrutá-las com um prazer para todos os sentidos.

O tamanho do jardim não é muito importante para o cultivo das ervas. Mas é grande o prazer de usar aquelas que foram cultivadas por nos mesmos, em nossa casa, em vasos, jardineiras, ou entre os canteiros de flores de seu jardim.


Cuidados Básicos



Os principais cuidados que precisamos ter no cultivo de ervas são, luz, água, um bom preparo de solo e o recipiente adequado para cultivo.

A principal necessidade da maioria das ervas é o sol, uma exposição direta, diária, de 3 a 4 horas. Sem isso, possivelmente elas crescerão fracas e com pouco sabor e odor.

Se não puder oferecer a quantidade suficiente de luz solar, talvez seja melhor cultivar algumas ervas que toleram bem a sombra parcial, como a hortelã-pimenta (Mentha piperita), a erva-cidreira verdadeira (Melissa officinalis), entre outras.

A irrigação também é fundamental, pois no geral as ervas são sensíveis a falta de água, murchando muito rápido quando sua falta ocorre. E importante para as ervas é regularidade, ou seja, pouca quantidade em mais vezes.

O preparo do solo é muito importante também, independente do recipiente ou canteiro que você utilizará. É fundamental observarmos a drenagem do solo, garantindo que não ocorra acumulo de água que podem prejudicar e respiração e o desenvolvimento das raízes.


Montando a sua produção de Ervas



Temos varias opções atualmente para iniciar o cultivo de ervas.

Semeadura direta, pela compra de sementes de saquinhos, compra de mudas em bandejas, em locais especializados em produção de mudas, compra de vasos já formados, hoje bastante comuns em grandes redes de supermercado.

Podemos optar ainda por pedir uma muda para aquele bom vizinho que tenha quintal e mudas de algum temperinho ou ervinha que você sempre usa.

Qualquer que seja a opção que escolher, tenha em mente o espaço disponível que você utilizará e as condições de luminosidade, irrigação e acesso que você terá aos recursos que precisa.

Ai é só escolher a espécie adequada para cada ambiente. E para saber quais espécies são adequadas a cada ambiente em nossas próximas postagens faremos uma lista com as características e necessidades das ervas mais cultivadas e procuradas.

Até breve!

Comentários

  1. oi Adri
    eu adoro o ortelã, e também o poejo, o capim cidro, todos com perfumes exelentes.
    é muito bom poder desfrutar, destes aromas.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. ah todos eles são otimos mesmo! temos que aproveita-los mesmo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri! Amei suas ervinhas!!!!!!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri!
    Dá para sentir o cheirinho!!!!!!
    Bjossssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário