O Trio de temperos mais usado no Brasil!

Cebolinha



(Allium fistulosum L. ou Allium schoenoprasum L.)


Introduzida no Brasil pelos portugueses, é um dos temperos mis populares e consumidos no pais. É praticamente obrigatório seu cultivo em hortas. Alias, não precisa ser em horta, basta ter um recipiente com um pouco de terra e não deixar faltar água e luz que já é o suficiente para ela ser cultivada e consumida.



Podemos consumir todas as partes da planta, folhas caules e raízes, rica em vitaminas A e C é presença certa em temperos e como ornamento de pratos.


Salsa



(Petroselinum sativum L.)


Antes de se juntar a cebolinha e formar nosso famoso cheiro verde, passou por um longo processo histórico. Seu nome vem do grego, petroselinon, que significa salsão das pedras, na Grécia antiga, a salsa era usada para a decoração de tumbas dos mortos. Ela so começou a ser usada na cozinha a partir da idede média, de onde nunca mais saiu.



Existem 2 tipos de salsa a lisa e a crespa, ambas são usadas  em inúmeros pratos brasileiros e são ricas em vitaminas A, B e C. Consome-se talo e folhas que são bastante usados em decoração também.



De fácil cultivo, resiste a cortes e rebrota, dando origem a nova folhas com facilidade.





Orégano


(Origanum vulgare L.)


Antes dos italianos se apossarem desta planta, os gregos já utilizavam ela como tempero. Faziam vinhos aromáticos com as folhas. Depois ele se tornou uma das marcas registradas da cozinha mediterrânea.



Utilizado em pizzas, molhos, carnes, saladas, fresco ou seco, esta presente em toda mesa de italianos ou descendentes deles em nosso pais.



Consome-se a folha na culinária, que são estimulantes das funções gástricas e pode-se fazer compressas com as flores, que são emolientes.

Seu cultivo é facil, sendo um dos pontos principais que não devemos descuidar muito sol e muita agua para que tenhamos sempre este temperinho a nossa mão.

Comentários

Postar um comentário