mais temperos!

Manjericão



(Ocimum basilicum)


Os hindus foram responsáveis pela disseminação desta planta, que inicialmente foi para o Egito, depois para Roma e assim ganhou o mundo.


O nome vem do grego, basilikon que quer dizer erva rainha. A colheita obedecia a rituais em que a antes de tocar o manjericão, a mão direita tinha de ser purificada com folhas de carvalho e a esquerda precisava ser lavada em 3 fontes diferentes.


Ainda bem que hoje tudo é bem mais simples e podemos utiliza-las diretamente em molhos, como o pesto, em carnes, pizzas, entre outros.


Recomenda-se a adição em pratos na fase final de preparo, pois o sabor acaba se perdendo com o calor. Normalmente se usa as folhas como condimento


A planta do manjericão chega a 50 centímetros de altura, tem folhas largas e aromáticas e pode ser de coloração roxa ou verde.


Para plantio podemos usar sementes ou galhos que enraízam com facilidade.






Alecrim


(Rosmarinus officinalis)


Memória fraca na Grécia antiga se curava usando um galho de alecrim atrás da orelha. Entre os romanos era chamado de rosa do mar, a crença era outra, de que a planta simbolizava o amor e a morte, por isto era plantada na soleira das portas das casas. Usado também como incenso em rituais de algumas religiões, ele se difundiu pelo mundo todo.

Com sabor e aroma marcantes, devem ser utilizados com moderação em carnes, temperos, molhos e azeites.

A planta pode chegar a 50 cm de altura formando um pequeno arbusto que gosta de sol.


Seu consumo pode regular as funções hepáticas e tem propriedades anti sépticas e estimulantes.




Tomilho


(Thymus vulgaris)


Usado somo incenso nos templos da Grécia antiga, quando era considerado sinônimo de graça, elegância e coragem e acreditavam que a erva proporcionava força e sabedoria. Era utilizado também como substância para embalsamar corpos pelos egípcios. No período das batalhas, as mulheres colocavam ramos e tomilho na roupa dos homens para desejar-lhes sorte e bravura nas batalhas.
O nome tomilho vem da palavra grega thymus, que significa coragem.
Podemos consumir o tomilho fresco, usando as folhas retiradas dos talos passando as mãos de cima para baixo e depois picando-as finamente. Seu aroma aparece quando as folhas são amassadas, picadas ou esfregadas entre os dedos, ele dá vida às sopas, molhos e guisados.


Também é muito utilizado quando seco no preparo das ervas de Provença, além de combinar muito bem com carnes, vegetais e molhos para salada.


Na medicina o tomilho sempre foi utilizado por suas propriedades anti-sépticas, e na segunda guerra mundial os soldados tomavam seu óleo (thymol) antes de irem às batalhas. Seus óleos voláteis ajudam principalmente na digestão de gorduras. Estes mesmos óleos pungentes fazem com que o tomilho seja útil no tratamento da asma, e também usados na aromaterapia.


O tomilho é uma fonte de vitaminas C, D, e complexo-B.

Comentários

  1. oi.
    Destes temperos o emu preferido é o mangericão, gosto de fazer até ch´s com suas folhas fica uma delicia.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estas postes estão muito lindas e que cheirinho bom!!!!!Adoro temperos frescos da terra.
    Bjosssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário