Plantas e Feng Shui

O Feng Shui é a arte milenar chinesa que propõe a organização do ambiente para alcançarmos a harmonia e o equilíbrio.

Segundo esta arte, tudo vibra energia e tudo faz parte do todo, ou seja, nós interagimos com tudo o que nos cerca e a nossa casa/ambiente é o reflexo do nosso mundo interior.

Propõe a harmonização de ambientes pela disposição de elementos deste, buscando soluções para diminuir o estresse causado pela correria diaria, cada vez mais pessoas procuram a ajuda do Feng Shui, do chinês, vento e água, para transformar lares e escritórios em canais de energia positiva.

Os chineses, desde a antiguidade, avaliavam a formação do terreno, os cursos de água, a direção dos ventos e só então instalavam suas casas. O uso da vegetação, é sem dúvida, uma das melhores maneiras de equilibrar um ambiente e enche-lo de bons fluidos.

Para saber onde colocar o que e potencializar uma área, utiliza-se duas bússolas, a tradicional e o Baguá, localizando as no meio do espaço estudado e alinhar os pontos cardeais: o norte do diagrama e o da bússola devem apontar na mesma direção. 

Para cada tipo de planta, os especialistas desta arte, indicam posições em que ela deve ser colocada, para aumentarem o poder de influência destas espécies no ambiente.

Flores vermelhas, por exemplo, devem ser colocadas na área que rege as perspectivas profissionais. Arvores na frente da casa devem ser mais baixas que o telhado (as mais altas ficam atrás); heras podem cobrir muros, mas não paredes externas da casa;

Seguem algumas indicações de plantas para melhorar alguns setores de nossas vidas:

Perspectivas profissionais:
abuse das flores vermelhas, azaléia traz moderação; jasmim, segurança; brinco de princesa, coragem; comigo ninguém pode, confiança; e manjericão na entrada, prosperidade.

Prosperidade:  Flores púrpura, vermelha ou magenta; dinheiro em penca, hera da fortuna, trevo, girassol, lírio amarelo. No jardim, colocar plantas de crescimento rápido e vertical, como trepadeiras. Folhas arredondadas, que lembram moedas, como begônias. Lugar apropriado para colocar um banco de jardim metálico. Esta área deve estar sempre limpa de ervas daninhas.

Reconhecimento:  Vermelho e amarelo. Folhas triangulares de bromélias, violetas, rosas vermelhas, primaveras, folhagens exuberantes. Plantas e flores de caules compridos simbolizando ascensão social.

Casamento: jasmim, madressilva, gardênia, azaléias, lírio da paz, amor perfeito, árvore da felicidade, antúrios, crisântemos, cercas vivas de hibiscos. Flores cor de rosa para o coração e vermelhas para fortalecer as paixões; perfumadas para o envolvimento. 0 banco de jardim deve acomodar duas pessoas.

Criatividade: pinha, alecrim, eucalipto, manjericão e romã simbolizam crescimento e perseverança. Usar plantas com flores coloridas e grandes. Flores amarelas estimulam a criatividade. 

Comentários